3 passos para ensinar o seu cão a fazer xixi e cocô no lugar certo sempre.

//3 passos para ensinar o seu cão a fazer xixi e cocô no lugar certo sempre.

3 passos para ensinar o seu cão a fazer xixi e cocô no lugar certo sempre.

Ensinar o seu cão a fazer xixi e cocô no lugar certo parece uma missão impossível para muitos donos, mas acredite, não é. Como eu disse no artigo anterior, sobre o funcionamento – ou não – de educadores sanitários, é preciso levar muitas coisas em consideração na hora de cobrar do seu amiguinho um comportamento de gente grande. Um exemplo é oferecer um local limpo e seco, longe da comida e de onde ele dorme.

Pense comigo, assim como uma criança tem dificuldade de parar de brincar para avisar os pais que quer fazer xixi, o filhote também não quer parar tudo e ir até a lavanderia para se aliviar. Ainda mais que a sensação do xixi é realmente prazerosa e funciona como uma auto-recompensa para cão, já que ele se livra da sensação de desconforto. Por isso que muitas vezes, vai xixi para todo lado. Ele não faz isso por mal. Mas o comportamento pode ser mudado e ele aprenderá a fazer xixi e cocô no lugar certo.

O ideal é que o seu cão saiba fazer xixi e cocô no lugar certo em diferentes situações. Ou seja: em dias de chuva ou quando você não puder sair para dar uma volta, ele vai se aliviar dentro de casa ou no quintal. E durante os passeios, ele vai fazer na rua – e você, recolher no saquinho, certo? 🙂

Xixi e cocô em casa e na rua.

O recomendado é que seu cão faça necessidades na rua (durante o passeio) e também em casa, no lugar certo (jornal. tapete higiênico ou onde você definir).

Como já falamos nos artigos anteriores, lembre-se de que a responsabilidade pelo acerto é do tutor e não do animal. Essa consciência é fundamental: para o cão acertar, você precisa controlar a rotina e o ambiente e criar a oportunidade de aprendizado para ele.

O método que oferecemos nesse artigo não é difícil, mas requer o seu comprometimento por cerca de 30 dias numa rotina de ensino. Gente, vale muito a pena: uma vez que seu cão aprender a fazer xixi e cocô no lugar certo, ele não vai mais errar e essa questão estará resolvida para sempre! Legal, né?

 

Premiar quando o cão acertar.

Lembrando que vamos premiar com petisco, carinho e festa quando ele acertar e nunca vamos punir quando ele errar. Combinado?

Para que ele aprenda a fazer xixi e cocô no lugar certo sempre, dividiremos o ensinamento em três etapas:  

  1. Garantir que ele aprenda direitinho a fazer dentro de casa ou no quintal.
  2. Ensinar o cão a fazer na rua.
  3. Combinar as duas técnicas anteriores.

Neste artigo, trataremos apenas do primeiro passo: ensinar a fazer em casa. No próximo artigo, falaremos sobre fazer no passeio e sobre como combinar as técnicas.

Antes das técnicas, vale dizer que prevenir o erro é fundamental e acelera o aprendizado. Por isso, observe a rotina e faça a leitura corporal do seu cão para você prever quando ele vai querer se aliviar. Repare que existem padrões:

  • Assim que ele acorda de um cochilo ou do sono da noite.
  • Aproximadamente 15 minutos depois que bebe água ou come. (Esse tempo pode variar conforme raça, tamanho, idade. Tente entender o padrão do seu cão.)
  • Quando se mostra inquieto, girando, agachando.

Enquanto ele estiver aprendendo, sempre que possível, procure levá-lo ao lugar certo na hora em que ele sentir vontade de fazer xixi ou cocô.

Vamos às técnicas?

Primeiro, ensinar o cão a fazer xixi e cocô em casa.

Se você mora em apartamento ou em uma casa sem quintal, terá que criar o banheirinho do seu cão em um ambiente interno. Para isso, siga os passos abaixo:

  • Escolha um lugar que fique longe da comida e da água. Prefira cômodos que facilitem a limpeza, como a lavandeira.
  • Tire do local tudo que o cão possa destruir e forre o piso todo com com jornal ou tapete higiênico (mais recomendados pela absorção e praticidade). Assim ele não terá oportunidade de errar, já que todos os lugares passam a ser certos;
  • Conduza o cão até o local, quando ele tiver vontade. Ou, se você não tiver esta disponibilidade, restrinja o espaço do cão apenas a esta área durante o dia todo. Mas, por favor: não isole o cão. Leve-o para passear e interaja com ele o máximo possível durante o período de ensino.
  • Deixe uma semana dessa forma e depois tire alguns jornais ou tapetes onde ele NÃO tenha feito xixi, deixando os outros em que ele fez no mesmo lugar;
  • Deixe mais uma semana e retire mais alguns onde ele não tenha feito. Se nesse tempo, ele errou e fez no espaço vazio, volte a cobrir o local;
  • Faça isso até que sobre apenas o jornal ou tapete exatamente no cantinho que você elegeu como ideal;
  • Quando ele estiver acertando o local por, pelo menos, uma semana, comece a liberar aos poucos outros espaços da casa. Se ele errar, volte a restringi-lo onde você quer que ele faça o xixi e cocô. Isso deve ser repetido até que ele não erre mais.

Se você tiver um quintal onde o cão pode fazer as necessidades, ótimo! É possível ensinar o cão a fazer em uma área específica em vez de sujar todo o espaço. O local tem que ser coberto, protegido da chuva e você pode se basear nos mesmos princípios do método citado acima, ou seja, restringir o cão ao local, eliminando a possibilidade de erro. Mas, por favor, atente ao frio e ao sereno para não deixar o cão em más condições, tá bom?

Outro jeito de ensiná-lo a fazer num local específico do seu quintal vai exigir um pouco mais de dedicação da sua parte. As orientações são as seguintes:

  • Leve ele regularmente, pelo menos a cada hora, até o local que você escolheu;
  • Recompense-o com petiscos, carinho e / ou festa quando ele fizer xixi ou cocô;
  • Aos poucos, libere o espaço e, caso haja o erro, volte com a prática do início.

Caso seu cão já tenha errado muito muitas vezes, não tem problema. É possível corrigir, com base nesse histórico:

  • Espalhe o tapete higiênico em TODOS os lugares da casa onde ele já fez xixi ou cocô, mesmo que tenha sido uma única vez. Sim, eu sei que a quantidade pode ser enorme, mas faz parte do processo
  • Com isso, já eliminaremos o erro, porque ele está fazendo em cima da superfície certa, que é o jornal ou tapetinho higiênico;
  • Tire aos poucos os tapetes que ele não usou até que sobre o que você quer. Não adianta querer acelerar tudo, pois estou falando de semanas repetindo esse processo.

E tem também a técnica de colocar a comida nos lugares onde costuma errar. Falamos disso neste artigo aqui.

Para a maioria das pessoas, os métodos acima bastam para resolver o problema. Mas atenção: não é porque o seu cão aprendeu a fazer xixi e cocô no lugar certo em casa que ele não precisa de passeio. Passear é fundamental para uma vida saudável do cão e deve fazer parte da rotina de vocês, independente do xixi e cocô.

Além do que, mesmo depois de aprender direitinho a fazer xixi e cocô no lugar certo dentro de casa, é comum que os cães prefiram fazer na rua e isso é muito conveniente para o nosso processo de ensino. No próximo artigo, você vai descobrir como ensinar seu cão a fazer xixi e cocô também no passeio e a combinar todos esses aprendizados. Então, fique ligado(a) aqui no blog!

Beautiful Tricolor Puppy Of English Beagle Sitting On Green Gras

Mesmo sabendo fazer direitinho dentro de casa, é muito comum que os cães prefiram fazer fora. Por isso, nunca dispense a rotina dos passeios.

Portal Tudo de Cão Transforma

Você já conhece o portal Tudo de Cão Transforma? Lá, criamos o “Desafio – xixi e cocô no lugar certo em 28 dias”, com vídeos passo a passo para você ensinar o seu cãozinho, seguindo um tutorial por dia. Fica super fácil. Clique aqui para saber mais.

Além disso, o portal tem palestras com convidados, aulas ao vivo, tira-dúvidas sobre educação sanitária e diversos outros assuntos interessantes. Acesse lá e faça um teste por 7 dias, sem compromisso, vale muito a pena. É risco zero!

Podemos te ajudar pessoalmente também. Se preferir, você pode receber suporte personalizado de um profissional que vai até a sua casa, para te orientar, adestrar o seu cão com muito amor e sem punições. Para saber mais sobre o nosso serviço de adestramento em domicílio e para receber uma visita gratuita de um de nossos adestradores, clique aqui.

Espero que o artigo tenha sido útil. Não perca a sequência para aprender a ensinar a fazer xixi e cocô no lugar certo durante o passeio, hein!

Até mais!

Um abraço,

Marcelo Eckmann

2019-04-05T14:50:28-03:00 0 Comentários

Deixar Um Comentário