A importância do Planejamento

O planejamento faz parte da vida

Quando você vai viajar, qual a primeira coisa que faz? Quando se forma na faculdade, como começa sua carreira? Quando vai abrir um novo negócio, qual seu primeiro passo? 

Você que é treinador de cães ou que contrata esse serviço, também entra no bolo, sabia? O treinamento de animais nada mais é do que sair do que você tem hoje para chegar ao seu objetivo final. Como esse caminho é percorrido? Fica claro para você quais são, exatamente, os passos que precisa dar para percorrer esse caminho? Em caso negativo, o que está faltando é: Planejamento! 

b2ap3_thumbnail_IMG_3143.JPG

Como planejar?

Antes de iniciar o adestramento de um cãozinho, seja de cliente, sejam os nossos, a primeira coisa que fazemos é sentar e planejar. Entender exatamente onde estamos, “perguntando” ao cão através de diversos estímulos que oferecemos e “ouvindo” sua resposta, que vem em forma de linguagem corporal, a linguagem dos cães.

Depois de obter essas informações, entendemos qual é o objetivo final, o que nós (ou nossos clientes) queremos que o cão faça. E aí começamos o planejamento.

Planejamento Macro

Eu decidi que vou viajar para a Europa e fazer um curso por lá. Eu tenho U$15.000,00 para esta viagem e para o curso (uhuuuu!) e irei viajar por 7 dias. Esse é o meu planejamento macro. Eu estou no Brasil e quero viajar para a Europa, fazer um curso por lá com essa quantia de dinheiro e passar uma semana. Ponto.

Planejamento Secundário

Bem, agora eu vou decidir quais as cidades vou visitar, consultando um mapa para traçar a melhor rota, em quais hotéis vou ficar, quais pontos turísticos quero conhecer e quanto tempo vou passar em cada local, inclusive onde irei fazer o curso.

Planejamento Micro

Agora definirei quanto dinheiro irei gastar em cada hotel e em cada dia, com passeios, com o curso e com alimentação. Decidirei também o meio de transporte que vou me locomover entre uma cidade e outra e quanto isso vai custar.

Depois, pegarei os endereços de todos esses locais (e telefones dos hotéis e do palestrante do curso) e vou me localizar em um mapa, para caso me perca não entrar em sérios apuros.

Todo mundo que quiser, consegue planejar

Através de um exemplo simples, procurei passar os passos que seguimos para evitar cometer erros por conta do não planejamento. Algumas pessoas me dizem:

– Sara, eu sei que preciso planejar, mas é muito difícil, eu não consigo!

Concordo que nossa cultura brasileira é muito “do improviso”, “de última hora”. Mas se você quer atingir resultados diferentes, precisa lutar contra isso e agir de forma diferente! Muitas dessas pessoas que não se planejam e reclamam da dificuldade, nunca tentaram!

Conclusão

O planejamento é recompensado, porém sem ele, você continuará dando voltas e voltas e voltas sem conseguir atingir seus objetivos. Pode ter certeza de que isso é muito mais frustrante do que “gastar um tempinho” se planejando.

“Qualquer caminho serve quando você não sabe para onde está indo”.

Filme: Alice no País das Maravilhas

Veja a palestra que o Leo deu esses dias contando como fizemos o planejamento de entregar panfletos com a Pipoca:

ARVE Error: {"video":"http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=mAv0SVecI2k","width":"400","height":"225"} is not a valid url

By | 2017-01-18T11:43:10+00:00 Abril 17th, 2013|Categories: Blog|Tags: |0 Comentários

Deixar Um Comentário