Banhos

A freqüência de banhos a que submetemos nossos cãezinhos pode ser um assunto controverso. Alguns defendem que nunca se deve dar banho nos cães (já que os animais não tomam banho com produtos adstringentes quando vivendo livres) e que os banhos retiram a camada protetora da pele, deixando o sistema imunológico mais fraco. Outros indicam banhos semanais (o que parece ser uma freqüência alta). A pele dos cães possui muito mais glândulas sebáceas do que sudoríparas, o que faz com que alguns dias depois de tomar banho, o pêlo já apresente um cheiro característico. Passando a mão no cão, os dedos podem ficar cobertos com uma camada gordurosa.
Isso acontece muito com a Ivy, desde sempre (ela tomava banho com uma freqüência bem menor). Uma semana após o banho o pêlo dela já está dessa forma e o fato de ser curto e mais grosso pode colaborar. Já a Radha possui a pelagem mais longa e fina, e ela permanece com o pêlo brilhante e sedoso por até 1 mês após o banho.
O fato é que eu optei por seguir um caminho mediano, nem tanto muitos banhos, nem tampouco nenhum. As meninas ficam agora muito tempo dentro de casa, e realmente não dá prá ficarem imundas (a Ivy especialmente fica procurando cocô de pássaros ou qualquer coisa podre no jardim para se esfregar da cabeça aos pés). A Radha é muito mais ‘menininha’ e delicada, ela quase que evita se sujar. De fato prefiro um cão cheiroso e perto de mim, das visitas e dentro de casa, do que um cascãozinho no quintal.
A freqüência de banhos que acredito ser viável, tanto do ponto de vista de saúde da pele como financeiro e também de tempo (ok, eu levo, assisto o banho e ainda fico dando palpite…) é um banho a cada 15 ou 20 dias.
Lá no Espaço prá Cachorro tem uma novidade, uma máquina de secar os cães (e gatos). No início eu fiquei meio assim, mas depois que as meninas secaram a primeira vez, fiquei bem tranqüila e achei que causa muito menos estresse para elas. As duas já foram tomar banho algumas vezes lá e a Tati sempre passa uns bons minutos emperequetando elas depois do banho. Até a unha da Ivy ela já fez quando fomos para um evento. O legal é que ela tira foto de T-O-D-O-S os cães e gatos que tomam banho lá e depois coloca na internet para os donos verem. Ai dela quando não coloca, os donos ligam cobrando…
Ivy tirando uma sonequinha na máquina de secar…
Hoje foi dia de banho e levei Radha, Anakin e Duda. Do Anakin saiu outro Anakin de pêlos, parecia que estava nevando dentro da sala e tive que assistir de fora, depois de tomar uns goles de água para descer os pêlos garganta abaixo..
A Tati montou até um pequeno estúdio para as fotos, ficou muito legal! Assim que as tiver posto no Multiply. Por enquanto são as fotos de setembro e começo de dezembro. Para conferir todas, clique aqui.
Um amigo meu me disse um dia: – Sou totalmente contra colocar lacinhos, fazer unha, colocar brilhos nos cães. Isso personifica a humanização que se faz deles (o que concordo parcialmente). Mas no meu caso, as meninas são tratadas como cães, e as amo exatamente por isso. Então está tudo liberado! 😛
Shampoo e perfume preferidos: Açaí e Guaraná da Pet Society.
By | 2017-01-18T11:43:19+00:00 dezembro 30th, 2009|Categories: Blog|Tags: |6 Comments

6 Comentários

  1. A frequência de 15 a 20 dias é adequada para os cães. É importante que eles tomem banho em locais menos estressantes para a experiência ser o mínimo traumatizante possível para os bambinos.Lembrando que deve-se usar shampoos ideais para cães, afinal, respeitam as características da pele como pH. Essa linha indicada é muito boa. Parabéns pelo post,

  2. Sara Favinha 30/12/2009 em 11:14- Responder

    Alice, muito obrigada pelo seu comentário! É sempre bom termos uma opinião profissional sobre saúde! 🙂

  3. Tula Verusca 31/12/2009 em 20:20- Responder

    Sarinha!Agora vc me entende.Os dois têm acesso até às camas, então é dificil ficar mais de 7 dias sem banho.Apesar desse ‘nosso’ amigo dizer que nao de deve personificar a humanização vale a pena lembrar: não ha como conviver com um caozinho podrezinho dentro de casa.Afinal higiene é bastanteeeeee interessante tb!Se o cão so fica no quintal tudo bem, mas os de dentro de casa… acho sem chance!

  4. Oi, Sara! Gostei da matéria. Eu tenho um shih tzu, o Aurélio, e dou banho nele 1 vez por semana com produtos da pet society, aqui em casa mesmo. Dá um trabalhão! Mas faço para economizar e até gosto! Aqui em casa realmente ficamos incomodados com o cheirinho e como levo ele para passear, fica bem sujinho também! Abraços! Adriana

  5. Oi, Sara! Oi, Tula Verusca! Vc fez um comentário em meu blog, mas acho que houve algum equívoco! Chamo-me Adriana e sou de Brasília-DF!

  6. Oi Sara!A Su toma banho mensal. Uma porque quem dá banho sou eu e nem sempre consigo tempo pra isso. Mas, se ela se sujar (algo raro, pq é uma fresca pra sujeira), dou banho mesmo.No frio dou menos banho, só quando estiver sol e calor. E ela não fede =P Bjos!

Deixar Um Comentário