Bem-estar animal x Exploração

Outro dia estava vendo um vídeo de baleias belugas ‘dançando’. Supondo que o tanque seja grande, que elas tenham os melhores veterinários do país, água sempre limpa e cuidada, na temperatura ideal, comida de excelente qualidade e shows apenas de final de semana. Trabalhar para comer não vejo ser o maior problema, ao contrário, talvez essa seja a única semelhança com o habitat natural.
Gosto muito de treinar animais e me cobro para treinar meus cães todos os dias não só por mim, mas principalmente por eles, que adoram e precisam de atividade mental. Os animais de circo, zoológico e aquários, não deixam de estar lá principalmente para servirem de entretenimento (sou contra animais em circo), sejam eles resgatados, sobreviventes, nascidos em cativeiro ou capturados. Creio que pela falta de verbas ou falta de vontade política, às vezes os vemos em situação precária, vivendo a vida toda em condições mínimas de higiene e saúde (mental e física), para que aos finais de semana, dezenas de famílias possam levar seus filhos para conhecê-los e em alguns casos, jogar pipoca para eles. Existem programas de preservação, mas sabemos que não é a prioridade.
Existe aqui perto um Santuário Ecológico, chamado Rancho dos Gnomos, onde o objetivo principal é o bem-estar dos animais e não é aberto ao público, tendo apenas visitações programadas com objetivos educacionais, mostrando outras maneiras de arrecadar dinheiro sem expor excessivamente os animais, que neste caso, sofreram maus-tratos e foram abusados, repudiando o contato com seres humanos.
Sou muito favorável ao treino, é muito melhor que os animais confinados sejam treinados do que fiquem sem fazer nada, entediados. É um tema bastante delicado, e algumas vezes a única maneira de proporcionar a melhor qualidade de vida possível é com visitação pública, mas existe uma linha tênue entre programas de entretenimento com bem-estar animal e exploração.
Os vídeos abaixo mostram apresentações bonitas e emocionantes, e deixo uma pergunta: Animais selvagens devem ser mantidos em cativeiro somente para entretenimento?

Aqui também: http://www.youtube.com/watch?v=tMprpsL8AE4

By | 2017-01-18T11:43:24+00:00 Janeiro 2nd, 2009|Categories: Blog|Tags: |0 Comentários

Deixar Um Comentário