Diário do Lollo: A seleção do filhote

Razões para escolher bem

Este é um assunto de especial importância para todos que têm cães. A escolha do filhote (ou do adulto) influencia não só em como vai ser a convivência do cão com a família, mas também a maior ou menor probabilidade de essa convivência ser harmônica.

A maioria das pessoas que possuem cães com problemas de comportamento me relatam isso de forma triste, com um pesar, pois o que elas mais querem é que seu amado cãozinho seja feliz e que desfrute do tempo que têm aqui conosco. Mas muitas e muitas vezes não é isso que acontece. O cão acaba deixando de ser levado para passear, deixando de ficar dentro de casa com a família ou perdendo a liberdade quando acontecem encontros familiares, pois ele não sabe se comportar!

No caso de Cães de Assistência que irão auxiliar pessoas com deficiência, a escolha do filhote precisa ser muito criteriosa. O cão deverá ter um comportamento exemplar, ser o pet perfeito e saber se comportar em todas as situações, sem causar problemas ou constrangimentos. Como o filhote estará o tempo todo junto com a pessoa com necessidades especiais e o acompanhará para todos os lugares (o sonho de qualquer cãozinho né?), ele precisa ter uma excelente capacidade de adaptação, pois estará exposto aos mais variados estímulos que existem em uma vida urbana. Cães medrosos ou sensíveis demais possuem maior dificuldade de se adaptar e podem acabar entrando em pânico em avenidas muito cheias ou dentro de um metrô, por exemplo, além de precisarem de um volume muito maior de exposição.

A escolha do filhote

Quando decidimos escolher um futuro Cão de Assistência, sabíamos da imensa responsabilidade que o filhote iria ter e fizemos uma escolha bastante criteriosa.

Você pode estar se perguntando:

– Ué, qual a diferença, os filhotes de raça não são todos iguais?

Você sabia que filhotes de uma mesma ninhada podem ter personalidades completamente diferentes? Assim como pessoas, onde até mesmo irmãos gêmeos podem ser opostos, os filhotes desde cedo já mostram muitos tipos de temperamento! E essas diferenças podem ser cruciais na vida do cão. Existem perfis de cães ideias para diversos tipos de família, de atividades, de esportes. Saber disso faz toda a diferença.

Visitei o Canil Sambucam, de onde veio o Lollo, por três vezes para ir conhecendo a ninhada, com intervalo de uma semana entre cada visita. Durante o tempo que eu ficava lá, cerca de uma hora e meia, interagia com os filhotes, fazia alguns testes e observava eles brincando um com o outro e explorando o ambiente. Pude conhecer desde cedo as características de cada um e foi muito gostoso.

b2ap3_thumbnail_Lollo3.jpg

Na quarta visita fiz um Teste de Temperamento, Comportamento e Aptidões que desenvolvi trabalhando com cães coterapeutas durante sete anos, o que me ajudou muito a ganhar experiência na seleção de cães para esse tipo de trabalho. Ao todo fiz 108 testes selecionando cães para trabalhar com Atividade, Educação e Terapias Assistidas por Cães.

b2ap3_thumbnail_Lollo2.jpg

Depois de terminados os testes com os filhotes individualmente, observei todos eles juntos saindo do canil e correndo pelo gramado, foi uma bagunça muito divertida, mas eu continuava focada no comportamento deles. Estava em dúvida entre dois filhotes e levamos mais uma semana, conversando muito entre a equipe, para decidir qual dos dois era a melhor opção para nós.

b2ap3_thumbnail_Lollo4.jpg

Sabia que nós podemos te ajudar a escolher o cão ideal?

A escolha do filhote não deve ser feita apenas quando o cão vai ser treinado para fins específicos mas também quando a família busca o cãozinho ideal, que trará alegrias e amor por pelo menos 10 anos! A Tudo de Cão realiza esse serviço, primeiro conhecendo a família, sua rotina e necessidades para depois escolher o filhote ou o adulto, em canis ou em ONGs de adoção, que se encaixe da melhor forma em todos esses critérios. Os resultados são maravilhosos e mostram que com calma e objetivos claros na escolha, a convivência com nossos amigos de quatro patas pode ser não só cheia de boas surpresas mas também muito harmoniosa e dentro das nossas expectativas e possibilidades.

Escrevi um artigo sobre isso, dá uma lida:

Link: Comprando ou adotando um cãozinho

Se quiser ver todos os posts do Lollo, acesse a TAG Diário do Lollo e Cães de Assistência, no menu ao lado.

No próximo post vou contar como foi a chegada do Lollo aqui em casa e os preparativos. O post vai ao ar na sexta-feira que vem, fique ligado! 🙂

{module blogs}

By | 2017-01-18T11:43:08+00:00 agosto 30th, 2013|Categories: Blog|Tags: |1 Comentário

Um Comentário

  1. Maria Baptista 02/09/2013 em 23:13 - Responder

    Adorei! 🙂

Deixar Um Comentário