Diário do Lollo: Sessão fotográfica

Oi pessoas,

Hoje vim contar como foi a sessão fotográfica do Lollo lá no estúdio da Tia Talu Foco na Foto!

E primeiro lugar providenciei tudo que tinha que levar: tapetes higiênicos, brinquedos, bandanas, ração, cachorro…

Foi a primeira vez que o Lollo foi comigo sozinho de carro e se comportou muuuuito bem! Fiz vários treinos para isso e o resultado foi excelente.

Chegando no estúdio, deixei ele fazer xixi no gramado e depois entramos. A primeira providência foi colocar os tapetinhos higiênicos em um cantinho e o pote de água no chão. Depois, dessensibilizamos o barulho do flash.

Comecei pedindo para a Talu acionar o flash conosco do lado de fora do estúdio, de forma que a luz e o som fossem menos intensos. Cada vez que o flash acontecia, ele era recompensado com ração. Conforme ele foi mostrando curiosidade, fomos entrando no estúdio repetindo esse processo até que ele ficou sobre o tatame com os flashes acontecendo e sem mostrar nenhum receio. Ele não ficou com medo em nenhum momento, foi super bem!

b2ap3_thumbnail_image_20130918-005551_1.jpg

Apresentar estímulos novos para seu filhote de forma positiva é a melhor maneira para evitar que se crie uma associação negativa e ele passe a fugir e ter medo para o resto da vida daquele estímulo. Tudo precisa ser gradual, o cão é quem decide quando evoluir e aumentar a dificuldade da situação. Quando os cães são forçados à algo que não estão preparados, muitas vezes vemos reações de agressividade e até mordidas para se defender.

O Lollo já sabe que eu vou dar suporte à ele em todas as situações novas, ele já confia muito em mim e se mostra confiante nas situações também, isso está sendo construído em nosso relacionamento. Sabe quanto tempo demorou entre estar do lado de fora e estar em cima do tatame com os flashes na carinha dele? Menos de cinco minutos!!! Porém, foi feito de forma gradual, dando tempo para ele se adaptar à nova situação e principalmente, de forma positiva, usando algo que ele adora (ração), para parear com o novo estímulo. É simples e muitas vezes muito mais rápido do que imaginamos.

Demos vários descansos para ele e durante os intervalo ele fez todos os xixis na fraldinha sob comando verbal “Wewe” (depois vou fazer um post sobre isso!), se comportou lindamente e até fez o Comando Fica, que eu ensinei especialmente para este dia, contando apenas com as distrações que ocorreriam lá.

A sessão foi um sucesso, assim que as fotos ficarem prontas eu posto aqui para vocês!!!

Se quiser ver todos os posts do Lollo, acesse a TAG Diário do Lollo e Cães de Assistência, no menu ao lado.

No próximo post (que não foi ao ar na sexta-feira passada – sorryyyyy!!!) vou contar como lidamos com os milhares de xixis e cocôs diários e como foi a socialização dele com os cães aqui de casa. O post vai ao ar na sexta-feira que vem, fique ligado! 🙂

By | 2017-01-18T11:43:07+00:00 setembro 18th, 2013|Categories: Blog|Tags: |1 Comentário

Um Comentário

  1. Ana Paula Gonçalves 18/09/2013 em 01:44 - Responder

    Sara, quero ver todas as fotos, dvem ter ficado lindas!

Deixar Um Comentário