Fundadores da Tudo de Cão 2017-01-18T11:42:59+00:00
Leonardo Ogata - adestrador e cofundador da Tudo de Cão


Leonardo Ogata
leo@tudodecao.com.br

Eduardo Ferreiraedu@tudodecao.com.br


Eduardo Ferreira
edu@tudodecao.com.br

Leonardo Ogata Adestrador e cofundador da Tudo de Cão

Leonardo Ogata
Adestrador e cofundador da Tudo de Cão

Quando criança, Leonardo cresceu entre cães das raças Akita e Shiba e os apresentava em Exposições de Beleza.

Em 2000 iniciou no esporte canino Agility com o Tonton, seu cão da raça Shiba, até que ganhou a Duda, sua primeira Border Collie. Duda era uma cachorra já adulta e extremamente traumatizada, com muito medo de pessoas. Leonardo sabia que para ganhar a confiança e conquistar o respeito da Duda, o treinamento dela precisaria ser alicerçado em métodos positivos, sem o uso de qualquer punição.

Foi nesse momento que uma nova metodologia no treinamento de cães começou a nascer e os resultados foram fantásticos! Duda se tornou muito confiante e juntos alcançaram o Grau III no Agility, nível mais alto do esporte, conquistando muitos prêmios.

Em 2002 juntamente com Eduardo Ferreira começou a delinear como seria a Tudo de Cão. Leonardo era responsável pelos atendimentos de adestramento em domicílio e Eduardo fabricava os Obstáculos de Agility.

No ano de 2004, já se destacando bastante como treinador, começou a ministrar Cursos de Adestramento e Comportamento Animal e palestras para adestradores, veterinários, biólogos e estudantes da área.

Leonardo foi convidado pelo proprietário da Escola Dog World a ser instrutor de Agility e Obediência e nos três anos em que exerceu essa atividade, a escola foi Tri-Campeã Estadual e Tri-Campeã Brasileira em 2006, 2007 e 2008.

Ainda em 2008 ele e a Duda, sua border collie, foram pré-selecionados para o Mundial de Agility na Finlândia.

Leonardo Ogata e Camomila

Leonardo Ogata e Camomila

Trabalhou com pastoreio durante três anos com Liliane Morriello, dinamarquesa referência em métodos positivos para treinamento dessa atividade e juntos treinaram Border Collies para fazendeiros, melhorando a produtividade das fazendas e aumentando a qualidade de vida do rebanho.

Criou juntamente com Sara Favinha, em 2009, uma metodologia exclusiva em um modelo de negócio inovador no Brasil para ministrar aulas de Adestramento em Grupo, que vem sendo utilizada com sucesso por centenas de alunos com resultados fantásticos, tanto no desenvolvimento de habilidades dos cães como melhora da comunicação e qualidade de vida para a família.

Com um perfil extremamente inovador, fundou a Franqueadora Tudo de Cão juntamente com sua sócia Sara no ano de 2010, após mais de 8 anos de experiência na área. Juntos desenvolveram a Metodologia Tudo de Cão, uma metodologia especialmente desenvolvida para o treinamento de animais, baseada nos princípios e leis de aprendizagem e alicerçada na ciência do comportamento. Hoje a Metodologia Tudo de Cão é tida como referencia de adestramento positivo no Brasil, alcançando resultados excelentes com uma técnica apurada e respeito aos cães e suas famílias.

Trabalhou durante três anos com cães coterapeutas em Terapia Assistida por Cães na Clínica de Psiquiatria Greenwood onde através da laborterapia os dependentes químicos da clínica cuidavam do manejo diário dos cães, além de receberem aulas de Agility. O resultado com os pacientes foi surpreendente e muito elogiado pelos mais de quarenta psicólogos atuantes na clínica.

Em 2013 Leonardo e Sara também fundaram a Cão Inclusão, projeto social destinado ao treinamento de Cães de Serviço para cadeirantes e responsável pelo treinamento do primeiro Cão de Serviço do Brasil, o Toddy. Na Cão Inclusão, Leonardo e Sara estão realizando seu sonho de usar seu conhecimento sobre cães para ajudar pessoas com deficiência. Para criar a Cão Inclusão foi necessário desenvolver uma metodologia de treinamento especialmente para os Cães de Serviço.

Leonardo acredita que o conhecimento por si só não é suficiente, ele precisa ser aplicado no dia a dia para ajudar a sociedade, tornando os cães educados e utilizando todo seu potencial para levar benefícios e harmonia na relação com suas famílias.

Sara Favinha Adestradora e cofundadora da Tudo de Cão

Sara Favinha
Adestradora e cofundadora da Tudo de Cão

Formou-se em Zootecnia na USP (Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos) em 2004 e seu trabalho de conclusão de curso sobre treinamento animal e cães coterapeutas foi muito elogiado e já começou a direcionar seus futuros passos na profissão.

Iniciou sua carreira como adestradora comportamentalista no mesmo ano, atendendo em domicílio na resolução de problemas de comportamento e orientação educacional para cães e suas famílias.

Em 2005 foi convidada pelos profissionais do Instituto Norberto de Souza Pinto em Campinas/SP onde morava, para atuar juntamente com o veterinário e os psicólogos sendo a responsável técnica pela seleção, treinamento, aprovação e manutenção de cães de Terapia Assistida por Cães que atuavam no instituto, atendendo pessoas com deficiência intelectual. Sara trabalhou no Instituto Norberto até 2007, quando se mudou para São Paulo/SP.

Assim que se mudou, Sara foi convidada a integrar a Tudo de Cão, que contava com o Leonardo e o Eduardo.

Nesse mesmo ano de 2007 foi indicada para ser a responsável técnica pela seleção, treinamento, aprovação e manutenção de cães de Atividade Assistida por Cães da equipe Terapia Cão Carinho, que realiza visitas em hospitais (UTI e Pronto-Socorro) e Casas Assistenciais em São Paulo/SP. A equipe contava com dezesseis cães e trinta e dois voluntários, em sua maioria médicos de diversas especialidades. Ela trabalhou na equipe de 2008 à 2013 e em 2014 preparou a adestradora Ana Paula Gonçalves da equipe Tudo de Cão para assumir o grupo, oferecendo todo suporte e supervisão para Ana.

Em 2009 foi convidada a ser responsável técnica pela seleção, treinamento, aprovação e manutenção de cães de Educação e Terapia Assistida por Cães da Equipe TAC onde atuou até o ano de 2013. Participou também como condutora com o Google, seu cão da raça Papillon no Projeto Recanto da Vovó, realizado na Sociedade de Assistência Social Recanto da Vovó, em Cotia/SP e preparou os cães da equipe para atuarem no Projeto Cães e Crianças Autistas, realizado no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, em São Paulo/SP.

Sara Favinha e Lollo

Sara Favinha e Lollo

Criou juntamente com a TAC o Projeto Reintegração, que promoveu a integração e recolocação de cães abandonados do CCZ da cidade de Cruzeiro/SP, treinados pelos dependentes químicos internos da Casa Ágape como parte do tratamento através da laborterapia. Criou também o Projeto Casa de Nazaré, realizado na Clínica Irmã Vasconcelos da Casa de Nazaré em Fortaleza/CE, projetos realizados de 2010 à 2012.

Desenvolveu juntamente com Leonardo o Protocolo de Socialização Tudo de Cão, baseado em vasta experiência e expertise na socialização de cães agressivos, extremamente medrosos e com problemas graves de relacionamento com cães e pessoas. Este protocolo vem sendo utilizado pela equipe trazendo verdadeiras transformações no relacionamento de cães com problemas graves de comportamento.

Em 2010 foi selecionada para participar do Programa 10.000 Mulheres Empreendedoras pela FGVCENN – Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da Fundação Getúlio Vargas. Durante o curso teve um desempenho excepcional, sendo convidada para a Banca de Avaliação para novas candidatas e para jantares e eventos com os representantes do Banco Goldman Sachs que patrocinam o programa. Ao final do curso teve seu Plano de Crescimento Empresarial selecionado dentre um dos melhores da turma e recebeu como bônus a consultoria especializada para franquias do SEBRAE por cinco meses.

Ministra cursos sobre Treinamento e Comportamento Animal e palestras em universidades (USP, UNESP, UNIP) sobre o tema Treinamento e Comportamento Animal, Empreendedorismo, Cães Coterapeutas e Cães de Assistência, para veterinários, adestradores, biólogos e estudantes da área.

Desenvolveu, com a experiência de nove anos atuando com cães coterapeutas e dois anos trabalhando com cães de assistência, a Avaliação Cão Inclusão para cães coterapeutas e de assistência. Esta avaliação é aplicada para selecionar cães (filhotes e adultos) para se tornarem cães coterapeutas exercendo as funções de Atividade, Terapia e Educação Assistida e cães de assistência, auxiliando pessoas com deficiência, o que requer um temperamento canino ainda mais específico e direcionado. Ela já avaliou e acompanhou mais 300 cães para essas funções.

Colunista pet do Blog E aí Beleza, referência em moda e tendências e do Blog da Pet Love, um dos maiores portais brasileiros de compras para animais de estimação.

Sara acredita que a melhor maneira de crescer pessoal e profissionalmente é fazer o que ama e trabalhar com pessoas que tenham o mesmo brilho nos olhos, os mesmos sonhos e valores. Sua grande missão é criar uma equipe de ponta, aumentando a abrangência e poder de influência do adestramento positivo tanto na vida dos animais quanto de suas famílias, transformando o treinamento e a educação dos cães. Seu objetivo é que toda a sociedade compreenda que para ensinar não é preciso castigar, assustar ou coagir, pelo contrário, o verdadeiro aprendizado acontece com respeito, motivação e uma irrestrita confiança do cão em sua família e em seu treinador.

 Eduardo FerreiraEventos, obstáculos de agility e cofundador da Tudo de Cão

Eduardo Ferreira
Eventos, obstáculos de agility e cofundador da Tudo de Cão

Em 2002, Eduardo e Leonardo Ogata criaram as primeiras ideias de como seria a Tudo de Cão, em que o Eduardo era o responsável pela confecção dos Obstáculos de Agility e Leonardo ministrava aulas de adestramento em domicílio.

Em 1999 Eduardo assumiu a organização, montagem e logística das pistas de Agility nos Campeonatos Paulista e Brasileiro e se dedica a essa atividade até hoje, exercendo-a com maestria, pontualidade e muito profissionalismo.

Nesse meio tempo ele se tornou o principal fabricante de Obstáculos de Agility no Brasil nas linhas Oficial, Recreativa e Publicitária, utilizando toda sua criatividade e capacidade de inovação para criar obstáculos cada vez mais seguros e modernos para os cães e seus condutores.

Levou seu cão Jatobá, da raça border collie e completamente cego de um olho a alcançar o Grau III, nível mais alto no Agility. Eduardo desenvolveu uma técnica própria para indicar ao Jatobá o lado correto do obstáculo a ser transposto e juntos conquistaram o respeito e a admiração de toda a comunidade agiliteira.

Eduardo já participou de três campeonatos internacionais, o Américas e Caribe, onde organizou toda a logística dos obstáculos de Agility com sua equipe e também competiu com o Jatobá.

Recentemente desenvolveu uma nova modalidade de competição para os cães, o Barrel Dog, que tem como modelo a prova de três tambores com cavalos. Esse é um esporte novo no Brasil e que vem ganhando entusiasmados adeptos.

Eduardo e Livia

Eduardo e Livia