I SINTAA, fotos e relato

Olá pessoas, tudo bem?
 
Estou escrevendo para contar como foi o I SINTAA, Simpósio Internacional de Atividades, Terapia e Educação Assistida por Cães, realizado no Instituto de Psicologia da USP em São Paulo, de 06 à 09 de Setembro de 2012.

No dia 06/09 foram realizados dois mini cursos e eu participei de um deles no período da tarde, cujo título foi “Seleção e Treinamento de Cães para Terapia” ministrado pela treinadora Cecilia Marre, da Bocalan Confiar do Chile.

Cecilia Marre e eu

 

Gostei bastante do mini curso e da visão que ela tem como treinadora, depois tivemos a oportunidade de conversar bastante, almoçamos juntas e trocamos muitas figurinhas.

No dia 07/09 teve a palestra da Karine Silva de Portugal que falou sobre “Empatia Interespecífica”. Gostei muito dos resultados e da apresentação dela. Às 14h30 fiz minha apresentação oral sobre “Diferenças na Seleção e Treinamento de Cães de A/E/TAA” onde pude falar um pouco da minha experiência desde 2005, ainda em Campinas – SP e depois em São Paulo com cães de Atividade, Educação e Terapia Assistida por Cães.

Minha apresentação oral

 

Depois da palestra muita gente veio falar comigo no intervalo, foi até engraçado:

– Nossa, você é a Sara Favinha? Te conheço e acompanho seu trabalho, não te reconheci por aqui!

Com o acesso que temos hoje às pessoas via internet, muitas vezes sabemos quais são os cães, a empresa ou a ONG, mas não relacionamos o rosto quando vemos ao vivo, encontrei muitas pessoas que tenho contato pelo Facebook e não reconheci na primeira vez que vi… rs

Mais de 150 pessoas representando diversos estados brasileiros

 

Pude conhecer muita gente também, de outros projetos e outras atividades, muitas pessoas da equoterapia.

Tivemos também a apresentação da Laurinha, psicopedagoga da Equipe TAC!

Gente, reparem na roupa super à caráter, com a blusa toda colorida e divertida, uniforme de atendimento com as crianças. Eu achei de uma fofura sem tamanho.. rs

 

No dia 09/09 tivemos várias apresentações e mesa redonda no final, para entendermos e definirmos as próximas metas para formação de uma rede para troca de experiências, a REATAA (nome legal né?).

Apresentação do Vinícius Ribeiro, fisioterapeuta e coordenador da ONG TAC

 

Foram também a Rita, Flora e Ana Célia da equipe Terapia Cão Carinho, da qual faço parte.

Se você faz A/E/TAA e não pôde participar do SINTAA, fique ligado e se apresente através do e-mail reataa@sinta.com.br, pois o grupo está buscando todas as pessoas que desenvolvem este tipo de atividade no país.

Mesa Redonda sobre o futuro da A/E/TAA no Brasil, com a participação do Vinícius Ribeiro da ONG TAC.

 

Concluindo, achei a iniciativa realmente brilhante, espero que a idéia continue pois foi uma oportunidade ímpar para conhecermos o trabalho de muitos colegas e equipes. Um especial agradecimento à Dra Marrie Odile, do Instituto de Psicologia da USP e também à Dra Carla Valéria, da UFRJ do Rio de Janeiro.

Veja todas as fotos no Facebook da Tudo de Cão. 🙂

By | 2017-01-18T11:43:11+00:00 setembro 12th, 2012|Categories: Blog|Tags: , , |0 Comentários

Deixar Um Comentário