Socializar é preciso!

b2ap3_thumbnail_06-out-6.jpg 

 Oi pessoal!

No último sábado começamos uma nova Turma de Cão, as aulas em grupo da Tudo de Cão. Mais uma vez fiquei muito entusiasmada pois vejo que cada vez mais pessoas estão preocupadas com a educação e o bem estar de seus cães. E melhor ainda, também com a sua SOCIALIZAÇÃO!!

Moro num condomínio com poucas casas e uma de minhas vizinhas teve um nenê recentemente. Num certo dia a vi com o bebê no carrinho e fui conversar. Assim que o nenê me viu franziu os lábios e já ensaiou um choro. Dei um passo para trás e notei que a mãe dizia “tudo bem” para o nenê, ao mesmo tempo que falava para mim que ele precisava muito de socialização pois estranhava qualquer pessoa que não fosse ela ou o pai, por isso saía com frequência para passeios ao ar livre e queria que as pessoas se aproximassem sempre.

Achei muito interessante a preocupação dessa mãe e me levou a pensar como a socialização é incrivelmente necessária para todos os animais, afinal, como diz o velho ditado, ninguém nasce sabendo!!

Quando nascemos foi preciso que alguém nos “apresentasse” aos seres que nos rodeiam de maneira gradual e agradável para entendermos que os outros de forma geral não representam nenhum perigo. Na escola aprendemos a brincar com as outras crianças, nos comunicar, dividir e até brigar quando não existe acordo, ou seja, aprendemos que existem diferenças e que elas devem ser aceitas.

Com os cães não é diferente.  Imagine um filhote que com dois meses é afastado de sua mãe e seus irmãos, se a família que o acolhe não proporcionar contato dele com outros seres por muito tempo (e muito tempo para um filhote é uma semana!) ele poderá, no futuro, entender  que um outro cão ou pessoas estranhas são coisas ameaçadoras e dos quais deve se proteger. A partir daí podem surgir várias reações como estresse por medo ou insegurança, tristeza e até agressividade na idade adulta. Muito sério isso!

Então, você que tem seu filhotinho em casa, tá esperando o quê?  Venha logo para as aulas em grupo da Turma de Cão e garanta que seu cãozinho tenha além de educação, uma ótima socialização e um futuro equilibrado e feliz.

Espero vocês lá!

Quer saber mais sobre socialização? Clique aqui.

By | 2017-01-18T11:43:09+00:00 junho 14th, 2013|Categories: Blog|Tags: |3 Comments

3 Comentários

  1. ana lucia faria mariguella 15/06/2013 em 10:19 - Responder

    ana nos cuidamos eresgatamos caes e gatos abandonados atualmente estamos com 21 caes e 60 agtos os caes ja castramos todos os gatos nem senpre e possivel por seren arisco fazemos isso com nosso proprios recursos por amor a eles que sao muitas fezes melhor q o ser humano q abando na q cansa do brinqedo tamos tentando uma parseria com o atual prefito p nos ajudar e fazer com q ele entenda q e uma obrigacao e bom saber q temos pessoas q ainda se preucuba com esses animais feliz sabado pra voce q deus te abencoe

  2. ANA PAULA GONCALVES 17/06/2013 em 00:49 - Responder

    Obrigada Ana Lucia e parabéns pelo seu trabalho! Embora dificil lidar com o abandono, salvar os animais é certamente é muito gratificante! Um grande abraço!

  3. Maria Baptista 02/07/2013 em 01:36 - Responder

    Adorei o Post Ana! Parabéns 🙂

Deixar Um Comentário