Treinando o comando Vem!

Olá!

Esses dias fomos para o parque brincar de frisbee e foi muito divertido. Leo foi correr com a Camomila enquanto eu, Radha e Google estávamos focados no frisbee e em treinar o comando Vem. Tenho uma dica muito legal prá você nessa hora!

Como fazer para meu cão voltar quando chamo?

Acostume seu cãozinho a ir ao parque, ver e brincar com outros cães desde filhote, isso fará muito bem à ele! É comum que assim que o cão é solto da guia, vá correndo para cheirar, brincar e conhecer outros cães e pessoas. E aí, como você faz prá trazer ele de volta?

Um treino muito legal é desde o primeiro dia já levar um potinho com petiscos picados bem apetitosos, tipo peito de peru ou um frango cozido sem tempero, desfiado. Algo que seu cãozinho queira muito comer e que seja bom o suficiente para que ele realmente escolha esse petisco ao invés dos milhares de estímulos presentes no parque.

Todos esses estímulos são muito interessantes para o cão. Pense bem, ele fica com você todos os dias e quando vai ao parque é quase uma Disney! A última coisa que ele não vai querer é ficar ao seu lado, certo? A não ser que você o convença a voltar quando chama, mostrando que se ele voltar, algo MUITO BOM vai acontecer, tcharam: petisco e festa!

Chame (nome do cão + VEM!) e recompense várias vezes, sempre liberando seu cãozinho para sair e brincar novamente. A maioria das pessoas só chama o cão no final da brincadeira para ir embora ou seja, ele acaba associando que o Vem = guia = ir embora.

Para evitar que seu cãozinho associe a guia dessa forma, repita o procedimento anterior e coloque a guia, recompense de novo com um pedacinho de petisco e festa e depois tire a guia e permita que ele brinque mais. Parece estranho mas funciona!

Fazendo esses dois treinos umas cinco vezes todas as vezes que seu cão sair com você e ficar solto da guia, você vai ver como a atitude dele muda e ele passa a te enxergar de forma diferente quando sai de casa.

Não corra atrás!

Caso seu cão seja fujão e não esteja respondendo bem nas primeiras vezes, principalmente se isso já aconteceu muito (eles têm uma memória ótima!) evite correr atrás dele e sim na direção oposta, mostrando os petiscos e quando ele chegar, recompense muito! Quanto mais você corre atrás, mais seu cão vai correr!

Guia

Você pode usar a guia no começo, deixando seu cão cheirar e se distrair e chamando ele de volta prá você. Se você correr, tomando o cuidado para não esticar a guia, ele vai ficar mais empolgado ainda para te alcançar. Quando sentir mais segurança em soltá-lo, tire a guia e continue o treino! Chame de pertinho no início, para depois deixá-lo se afastar mais conforme ele for acertando.

Segurança em primeiro lugar

Evite soltar seu cão em locais que não oferecem segurança caso ele ainda não saiba voltar de forma confiável, como praças que não têm alambrado para a rua. Nós só soltamos nossos cães nestes locais quando realmente sentimos segurança neles e sabemos com certeza de que eles voltarão assim que chamarmos.

Boa sorte e bons treinos! Lembre-se de que o cão responde ao que aprende, então, ensine-o o que você quer. 🙂

By | 2015-06-11T14:51:06+00:00 Janeiro 2nd, 2013|Categories: Blog|Tags: |0 Comentários

Deixar Um Comentário