Alimentação Natural para cães, já ouviu falar?

Sara Favinha
Pets
31.01.2015
23
Morando Sozinho
Como decorar sua casa com quadros gastando pouco?
Maquiagem
C1g - A nova linha de maquiagem acessível da Contém 1g

De uns anos para cá temos visto uma tendência cada vez maior em donos de pet: oferecer alimentação caseira para os cães ao invés de ração. Eu já ofereci esse tipo de alimentação para meus cães e realmente comprovei diversos benefícios.

Mas é importante entender que alimentação natural é diferente de dar restos de comida, é uma comida feita especialmente para o seu cão!

É incrível perceber como o apetite deles fica diferente, eles ficam realmente muito animados quando chega a hora da refeição e chegam a salivar bastante! Vários estudos estão sendo feitos com relação à melhora da saúde e tratamento de doenças em cães que comem alimentação natural e os resultados têm sido bem interessantes.

cachorro comendo comida

Existe um site que foi criado pela veterinária Dra. Sylvia Angélico, que foi a responsável por difundir o conceito da alimentação natural para cães e gatos aqui no Brasil, vale muito a pena dar uma olhada:

Em um primeiro momento muita gente tem preconceito com a alimentação natural é verdade, realmente parece estranho dar comida para os nossos cães sendo que sempre ouvimos falar que a ração é o melhor alimento disponível. Mas depois que você pesquisa, lê e principalmente conhece pessoas que adotaram essa prática, vê que não é nenhum bicho de sete cabeças.

E você? Já pensou nessa possibilidade? :)

0 Comentários via Facebook
23 Comentários
  1. Tatiane Nascimento EM 31/01/2015 às 16:23

    É uma boa né?Já que eles querem tudo o que a gente como,pelo menos é mais saudável né?beijo

    • Sara Favinha EM 02/02/2015 às 19:04

      É verdade Tatiane.. rsrsrsrsrs Mas é importante também ter horários corretos e oferecer sempre no pote ou no brinquedo de Enriquecimento Ambiental, caso contrário eles podem aprender a ficar pedindo comida quando as pessoas sentam para almoçar ou jantar.

      Beijos e obrigada pelo seu comentário!!

  2. Lady Cat EM 01/02/2015 às 03:41

    Guria, eu já tinha ouvido falar. mas não levei a sério pq o veterinário da minha cachorra sempre disse que não a nada melhor que ração

    • Sara Favinha EM 02/02/2015 às 19:00

      Olá Lady, tudo bem? Procure ler mais a respeito, a informação é nossa maior aliada!! Grande abraço!

  3. Giovana EM 01/02/2015 às 12:03

    Gente, FUJAM DISSO! É MUITO difícil fornecer todos os nutrientes que um cão precisa só com comida “normal”; é necessário uma suplementação com vitaminas e etc. Eu faço veterinária e já frequentei diversos cursos de nutrição com o Marcos Brunetto e com o Aulus Cavalieri (pesquisem sobre eles, são os pioneiros e os mais conhecidos profissionais na área de nutrição de cães e gatos) e eles só utilizam esse tipo de alimentação em animais com restrição, que irão passar por procedimentos cirúrgicos, com algum problema alimentar, de saúde, internação, intubações, etc. Caso vocês estejam interessadas em aderir a isso, procurem um médico veterinário gabaritado para que ele passe todas as informações, tipos de comida e suplemento que devem ser fornecidos ao animal. Pelo amor de deus, não substituam a ração por comida sem consultar um veterinário, apenas baseado em informações como estas. Ele pode vir a ter um problema nutricional por causa disso o que, claro, diminuirá o tempo de vida dele.

    • Sara Favinha EM 02/02/2015 às 19:00

      Olá Giovana, tudo bem?

      Com certeza, é importante sempre procurar um veterinário para que ele possa passar todas as informações corretas e uma dieta balanceada e individual para cada animal. Por isso mesmo passei o contato direto da Dra. Sylvia Angélico, especialista no assunto.

      Porém, não é só porque uma idéia é relativamente nova (no Brasil), que ela deve ser rejeitada. :) O estudo e as informações de qualidade e principalmente as pesquisas científicas são os melhores aliados no processo de decisão.

      Todo radicalismo é perigoso!
      Abraços!

  4. Aline Paiva EM 01/02/2015 às 14:27

    Passei a dar AN cozida para meu cãozinho depois de uma alergia alimentar… No início é um pouco complicadinho, mas depois que se pega o jeitinho de preparar tudo é uma MARAVILHA. O pipoca AMA a hora do “papá” rs

    • Sara Favinha EM 02/02/2015 às 18:58

      Owwnnnn que fofo!! Que bacana que está vendo resultados positivos Aline, é muito bom saber que estamos ajudando nossos bichinhos a viver cada vez melhor!! Beijos

  5. Lelii Martins EM 01/02/2015 às 16:01

    Mesmo tendo somente 1 gato, confesso que realmente já pensei no assunto (por conta da minha mãe que não gosta de rações kk). Mas ainda não resolvi aplicar porque dá um trabalhinho extra preparar algo especial pro bichinho. Beijos!

    • Sara Favinha EM 02/02/2015 às 18:57

      Olá Lelii, tudo bem? É verdade, você precisa se organizar bem para fazer, mas tem empresas que vendem esse tipo de alimentos, fazendo com que fique muito mais prático! Dá uma pesquisada! Beijos

  6. Karina Delong EM 01/02/2015 às 23:25

    Oi Kah! Concordo em dar comidas naturais….pq as raçoes são transgênicas e isso faz mal para a saúde deles e para gente tbm! Por isso é bom evitar!

  7. Karina Delong EM 01/02/2015 às 23:27

    Oi Kah! Concordo em dar comidas naturais para eles, porque a maioria das raçoes são transgênicas e fazem mal para eles como fazem mal para agente!

    • Sara Favinha EM 02/02/2015 às 18:55

      OLá Karina tudo bem? É verdade, a maioria dos estudos aponta que a melhor alimentação para nós acaba sendo a mais natural possível, longe dos condimentos e alimentos industrializados. Não poderia ser diferente para outras espécies, não é mesmo?

      Obrigada pelo seu comentário!

  8. Thaiane EM 02/02/2015 às 08:29

    O que me deixa triste é que as vezes as pessoas começam a tratar os animais como seres humanos. Um cachorro precisa ser um cachorro! Enquanto tem muitas pessoas passando fome as pessoas gastam um dinheiro desnecessário com a alimentação de seus cães. Tudo bem que eles merecem tudo de bom e do melhor… Todo nosso amor e carinho… Mas existem também muitas crianças que não tem um pão para comer. Se as pessoas começassem a praticar a caridade, o mundo seria muito melhor!!

    • Sara Favinha EM 02/02/2015 às 18:54

      Olá Thaiane, tudo bem? Se a gente colocar na ponta do lápis, a ração na maioria das vezes acaba sendo realmente uma alimentação mais cara que a alimentação natural caseira. A ração começou a ser comercializada apenas nos últimos anos, os cães dos nossos avós em sua maioria comiam comida. Sob esse aspecto, todo o resto do tempo em que o cão foi sendo domesticado, ele não ingeriu ração e sim comida. Então o mais “natural” e comum (e barato) acaba sendo a alimentação natural. :)

      Beijos!

  9. Paola Alves EM 02/02/2015 às 11:42

    Achei muito interessante! Até porque sempre ouvi falar que dar “comida humana” para os dogs faziam o pelo cair e etc! http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

    • Sara Favinha EM 02/02/2015 às 18:47

      Olá Paola! Realmente restos de comida acaba sendo desbalanceado e contendo muitos temperos, isso pode causar queda de pêlos além de diversos problemas. Mas uma alimentação caseira balanceada feita especialmente para o cão traz muitos benefícios!! :) Obrigada pelo seu comentário!!

  10. Julia Kubrusly EM 02/02/2015 às 17:03

    Legal saber que podemos escolher uma opção saudável pros nossos bichinhos, melhor que usar ração industrializada. Espero que os veterinários comecem a indicar isso.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

    • Sara Favinha EM 02/02/2015 às 18:45

      Julia, muitos veterinários já aderiram!!! :) Obrigada pelo seu comentário!

  11. Thaiane EM 02/02/2015 às 21:31

    Olá, peço desculpas por não ter me atentado à isso… E que a gente vê tanta coisa desnecessária e acaba julgando… Festa pra cachorro, spa e tanta coisa que poderia estar sendo usado até mesmo pra ajudar cães abandonados e pessoas que precisam. Tem certas coisas que ela mim soam fúteis demais mas lendo melhor parece uma ótima alternativa mesmo. Parabéns pelo post e obrigada pela resposta super gentil! Beijos

    • Sara Favinha EM 06/02/2015 às 09:26

      Olá Thaiane,

      Eu que agradeço suas mensagens, é pra isso mesmo que estou aqui! :) Para contar um pouco do que sei sobre os cães durante esses anos de trabalho, contar sobre minhas experiências profissionais e também para aprender!

      Grande abraço!! :)

  12. Franci Pacheco EM 09/02/2015 às 18:05

    Pois então, eu nunca tinha pensado nessa possibilidade. Achei genial.

  13. Sara Favinha EM 21/02/2015 às 09:49

    Que bacana Franci, veja mais informações no site que passei, é muito útil. Grande beijo!!

Deixe um comentário!
Todos os comentários aguardam moderação. Quer colocar foto nos seus comentários? Clique aqui!