Preconceito por causa do seu estilo
Publicidade
Preconceito por causa do seu estilo
Tartelette in Bloom – Saiba por que ela é tão amada
Maquiagem
Tartelette in Bloom – Saiba por que ela é tão amada
Resenha: Máscara Escândalo da  Quem Disse Berenice?
Maquiagem
Resenha: Máscara Escândalo da Quem Disse Berenice?
Penteadeira dos sonhos: como montar a sua do zero
Morando Sozinho
Penteadeira dos sonhos: como montar a sua do zero
Os melhores batons líquidos nacionais
Maquiagem
Os melhores batons líquidos nacionais
Tutorial Sereia Dark Gótica para o Carnaval 2016
Maquiagem
Tutorial Sereia Dark Gótica para o Carnaval 2016
Morando SozinhoFalsas cabeças de animais na decoração
ModaSaia Jeans e Kimono
Pets

Cão inclusão, treinando Cães de Serviço para cadeirantes!

em 14/02/2015 por Sara Favinha

Hoje vou falar sobre um assunto muito especial pra mim, a Cão Inclusão. A Cão Inclusão nasceu do sonho de ajudar a sociedade, mais especificamente ajudar pessoas com deficiência usando todo nosso conhecimento em treinamento de cães para isso.

Há nove anos atrás comecei a trabalhar com cães coterapeutas, que são cães que visitam crianças, idosos, pessoas em situação de doença, autistas, em casas assistências e até dentro da UTI de hospitais. Depois se você quiser eu posso contar um pouco mais sobre o trabalho lindo desses cães, é só me pedir nos comentários!

Depois de todo esse tempo trabalhando em Atividade, Terapia e Educação Assistida com os cães coterapeutas, surgiu a vontade de treinar cães de serviço.

Diferença entre cães coterapeutas e cães de serviço

Existem dois perfis de cães coterapeutas, os cães de Atividade Assistida, que são cães que promovem atividades lúdicas, divertindo e socializando os assistidos e os cães coterapeutas que realizam a Terapia/Educação Assistida. Os cães de Atividade Assistida geralmente são de voluntários, que doam seu tempo para ajudar o próximo. Já os cães de Terapia/Educação Assistida são cães de profissionais da saúde e educação, que inserem o cão no setting terapêutico com seus pacientes. Esses dois perfis de cães coterapeutas moram com suas famílias e algumas vezes por semana são levados para fazer a atividade social ou terapêutica junto com seus donos. Eles podem atender individualmente ou à um grupo de pessoas e os assistidos/pacientes podem ir mudando ao longo do tempo.

Os cães de serviço são cães treinados especialmente para uma pessoa com deficiência. O cão vai morar por toda a sua vida com essa pessoa, ajudando ela nas tarefas do dia a dia, dependendo do tipo de necessidade que ela tem. Os cães de serviço estão dentro de uma categoria que chamamos de cães de assistência, que são divididos basicamente em três grupos:

  • Cão guia: cães treinados para auxiliar pessoas com deficiência visual
  • Cão ouvinte: cães treinados para auxiliar pessoas com deficiência auditiva
  • Cão de Serviço: cães treinados para auxiliar pessoas com todos os outros tipos de deficiência ou necessidade, desde autistas, síndrome do estresse pós traumático, cães de alerta e cães para mobilidade (cadeirantes).

A Cão Inclusão nasceu em 2013 e treinamos cães de serviço para cadeirantes! Olha só nosso primeiro cão treinado, o Toddy, que também foi o primeiro cão de serviço para cadeirantes treinado no Brasil: http://caoinclusao.com.br/midia/

equipecaoinclusao

Equipe Cão Inclusão com Toddy Urso :)

O cão de serviço ajuda o cadeirante no dia a dia, pegando objetos que caem no chão, chamando o elevador, abrindo e fechando portas, acendendo e apagando a luz, pegando objetos à distância e até chamando ajuda em caso de emergência. O cão se torna fundamental na hora em que o cadeirante precisa realizar algo que seria muito difícil de fazer sozinho. Que linda parceria, né?

Seja uma Família Socializadora!

O projeto está crescendo e fazendo muito sucesso e estamos com novos filhotes, que um dia serão também cães de serviço. Por isso estamos procurando famílias que queiram fazer parte do projeto, cuidando dos nossos filhotes. A gente chama essas pessoas de Famílias Socializadoras e elas vão ficar com o filhote durante seu primeiro ano de vida, ensinando como se comportar dentro e fora de casa e apresentando o mundo à eles. O trabalho que é desenvolvido por essas famílias é fundamental para o sucesso do projeto e tudo é acompanhado de perto pelos adestradores da Cão Inclusão. As famílias recebem toda ajuda e suporte da equipe!

10443375_674197702691466_7568948206013545044_n

Se você se interessou ou conhece alguém que adoraria fazer esse trabalho social tão importante, preencha nosso cadastro aqui.

“Sozinhos, pouco podemos fazer. Juntos, podemos fazer muito.”

Hellen Keller

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  • http://makesobrerodas.com.br Roberta

    Caraca, que matéria legal!!
    Eu sou cadeirante e sempre pensei em ter um cãozinho para ajudar nas tarefas do dia a dia, mas nunca encontrei um treinador pra isso..
    Parabéns pela iniciativa, e com certeza vou procurar saber mais sobre o assunto.

    http://www.makesobrerodas.com.br

    • http://www.tudodecao.com.br Sara Favinha

      Olá Roberta tudo bem? Entre em contato com a gente através do email contato@caoinclusao.com.br, nos conte mais sobre suas necessidades!Grande abraço!! :)

  • http://blog Tatiane Nascimento

    Nossa que legal,não sabia que tinha cães adestrados para cadeirantes,muito legal mesmo…beijo

    • http://www.tudodecao.com.br Sara Favinha

      É um trabalho muito gratificante Tati!! Grande beijo!! :)

  • http://www.migas.com.br Fernanda

    Que fofo! Cachorro é mesmo o melhor amigo do homem. São leais e nos dão segurança… eu nunca fui muito adoradora de bichinhos de estimação, mas de uns tempos pra cá eu tenho tido muitas vontades de ter meu cãozinho. A idade vem e a gente sente vontade de se responsabiliar pelas coisas né.
    Abraço.
    http://www.migas.com.br

    • http://www.tudodecao.com.br Sara Favinha

      Que bacana Fernanda que está sentindo essa necessidade, os cães são mesmo maravilhosos, você vai ver! :) Beijos!

  • http://www.issoaquiloetal.wordpress.com Julia Kubrusly

    Que linda essa parceria, a gente ouve falar muito de cães guias, mas eu nunca tinha ouvido falar dos outros, achei bem legal saber que existem. Fala sobre os cães coterapeutas sim, fiquei curiosa.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

    • http://www.tudodecao.com.br Sara Favinha

      Olá Julia, tudo bem? Obrigada pelo seu comentário! Pode deixar que falarei sim sobre os cães coterapeutas! Beijos!!

  • Franci Pacheco

    Eu acho esse trabalho de extrema importância. Curso fisioterapia, e já assisti bastante palestras sobre a terapia assistida e acho GENIAL.

    • http://www.tudodecao.com.br Sara Favinha

      Que bacana Franci! Obrigada! :)