Preconceito por causa do seu estilo
Publicidade
Preconceito por causa do seu estilo
Tartelette in Bloom – Saiba por que ela é tão amada
Maquiagem
Tartelette in Bloom – Saiba por que ela é tão amada
Resenha: Máscara Escândalo da  Quem Disse Berenice?
Maquiagem
Resenha: Máscara Escândalo da Quem Disse Berenice?
Penteadeira dos sonhos: como montar a sua do zero
Morando Sozinho
Penteadeira dos sonhos: como montar a sua do zero
Os melhores batons líquidos nacionais
Maquiagem
Os melhores batons líquidos nacionais
Tutorial Sereia Dark Gótica para o Carnaval 2016
Maquiagem
Tutorial Sereia Dark Gótica para o Carnaval 2016
Geek e Tecnologia100 presets grátis para Lightroom
ModaIdéias inusitadas e divertidas para o look!
Pets

Necessidades básicas dos cães, você sabe quais são?

em 02/05/2015 por Sara Favinha

Uma das primeiras perguntas que faço para meus alunos de adestramento é:

– Você sabe do que seu cão precisa?

Geralmente as respostas são: ele precisa de carinho, atenção, brinquedos e muito amor! Sim, ele precisa de tudo isso e também de algumas outras coisas que são parte das necessidades básicas dos cães e que muitos donos acabam não oferecendo, por mais que amem seus bichinhos.

Isso pode acontecer por puro desconhecimento mesmo. Pode parecer simples, mas tendo essas necessidades supridas, a qualidade de vida do cão aumenta muito e consequentemente ele se torna mais equilibrado e feliz.

Quais são as necessidades básicas de um cão?

1. Alimentação adequada

O cão precisa de uma alimentação de boa qualidade, seja uma ração super premium ou Alimentação Natural. Isso vai contribuir para a boa saúde e a longevidade dele. Outro ponto importante é a quantidade de alimento que é oferecida. É muito comum encontrarmos cães obesos e super alimentados e a obesidade pode causar diversos problemas entre eles: artrite e artrose, diabetes, problemas gastrointestinais, problemas cardíacos, entre outros. Por isso é importante estar sempre atento e ir adequando a quantidade de comida do seu cão para que ele sempre esteja no peso ideal. Olha só uma tabela que ajuda na hora de saber se o pet está acima do peso:

Peso-ideal-de-seu-cão-856x1024

2. Atividade Mental

A atividade mental costuma ser a necessidade menos conhecida pelas pessoas. Ela consiste em oferecer desafios constantes na vida do peludo, como por exemplo conhecer locais novos fora de casa, brincadeiras cognitivas de Enriquecimento Ambiental em que transformamos o momento da alimentação do cão em algo divertido e estimulante e o treinamento, ensinando novas habilidades e melhorando a comunicação do animalzinho com sua família.

Dogs-Handshaking-With-Humans-2

3. Atividade Física

Os cães são verdadeiros atletas! Elas são muito ágeis, ativos e estimuláveis. Isso significa que precisam gastar esse excesso de energia diariamente. Costumo comparar a energia dos cães à balões de aniversário. O balão vai enchendo a cada dia e se não é extravasado, uma hora o balão estoura e a energia excedente pode se transformar em um grave problema de comportamento.

4. Atividade social

Cães são animais sociais, isso significa que geneticamente eles são “projetados” para estarem sempre em grupo. O isolamento pode causar verdadeiros estragos emocionais e psicológicos nos cães. Nós temos a mesma natureza social do cão, o que nos faz entender porque a cela solitária para um detento é proibida por lei em alguns países se exceder um certo limite de tempo. A pessoa pode ficar louca, literalmente. Parece extremo, mas é real. Com nossos cães, caso não tenham contato social constante com pessoas e animais diversos, podem deixar de desenvolver habilidades sociais, mostrando agressividade ou medo excessivo sempre que encontram alguém diferente daqueles que conhece.

Para evitar que isso aconteça, leve seu cão sempre que possível ao sair de casa, insira ele nas atividades sociais da família como passeios e viagens e deixe-o interagir com pessoas e cães equilibrados.

 E você? Está disposto a oferecer o que seu cão precisa?

Você já viu animais de zoológico em jaulas com pouco ou nenhum estímulo? Eles ficam andando de um lado para o outro ou totalmente apáticos, podem ter depressão e comportamentos compulsivos e até se automutilar. Isso também pode acontecer com os cães se não tiverem suas necessidades básicas supridas.

Antes de adquirir um cão, seja comprando ou adotando, é importante que as pessoas conheçam o que é verdadeiramente um cachorro. Isso parece bobo, mas é verdade! Com frequência recebo pedidos de ajuda porque o cão está cavando o quintal, latindo e sujando a casa com suas necessidades. Esse são comportamentos normais de um cachorro e o animalzinho precisa ser educado, precisa de direcionamento para saber quando e onde pode realizar esses comportamentos.

Conhecer um cão vai muito além de escolher se vai ser de raça ou SRD, qual a pelagem que mais te agrada, qual o tamanho ideal para sua casa e onde ele vai dormir. Conhecer um cachorro significa entender quais são as suas reais necessidades, seus instintos, as características mais fortes e seu repertório comportamental. Isso faz com que estejamos preparados quando o cão chegar, já sabendo que teremos que ir passear todos os dias, estimular mentalmente o animalzinho com frequência e oferecer possibilidades de socialização constantemente para ele.

Por isso, sempre que vou resolver um problema de comportamento de um cão, me certifico primeiro de que todas as necessidades básicas dele estão sendo supridas. Isso por si só, já costuma melhorar demais o problema e então faço o tratamento específico no treinamento do animal para que toda a situação se resolva e ele entre em equilíbrio com a família novamente.

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  • http://blog Tatiane Nascimento

    Amei o post e a minha precisa muito de carinho é um grude comigo…beijo

  • Marilda Crispim

    nunca tive coragem de falar mas eu ja vi nos videos que o vader ta obeso!!! kah, voce ama o seu caozinho tem que cuidar mais disso ne flor, ele eh tao lindinho que fiquei com do

    tem raçao propria pra cachorro obeso, voce podia procurar a sara deve conhecer alguma pra te indicar.fiquei preocupada mesmo

    desculpa falar ta? beijo

  • Kelly

    Sara, obrigada pela orientação. Especialmente enriquecimento ambiental. Preciso dar mais atenção a isso pois meu cachorrinho fica sozinho durante o dia. Ele não gosta de brinquedos e acho que o kong sera otimo para ele. Nem sabia que existia isso. Bus

  • Franci Pacheco

    Que post bacana, não sabia disso tudo!

  • Kátia Patrício

    Sinceramente não sei se meu cão necessita de alguma atenção especial. Tem 3 meses. É um border colie muito ativo e tento dar a ele vários brinquedinhos para sua distração e muito carinho. Não sei como fazer para educá-lo com o xixi e o cocô que ele faz em todos os lugares da casa.