Preconceito por causa do seu estilo
Publicidade
Preconceito por causa do seu estilo
Tartelette in Bloom – Saiba por que ela é tão amada
Maquiagem
Tartelette in Bloom – Saiba por que ela é tão amada
Resenha: Máscara Escândalo da  Quem Disse Berenice?
Maquiagem
Resenha: Máscara Escândalo da Quem Disse Berenice?
Penteadeira dos sonhos: como montar a sua do zero
Morando Sozinho
Penteadeira dos sonhos: como montar a sua do zero
Os melhores batons líquidos nacionais
Maquiagem
Os melhores batons líquidos nacionais
Tutorial Sereia Dark Gótica para o Carnaval 2016
Maquiagem
Tutorial Sereia Dark Gótica para o Carnaval 2016
Morando SozinhoSorvete de leite ninho trufado
OffSuas compras e a mão de obra escrava
Pets

Seu cão puxa a guia no passeio?

em 01/11/2014 por Sara Favinha

Oi! E aí você está gostando dos posts sobre pets? Hoje vou falar sobre um probleminha de comportamento que é muito comum: cães que puxam a guia!

Uma vez uma cliente minha me falou que ela parecia a Lu Patinadora (quem tem mais de 25 anos com certeza lembra dessa boneca rs) quando ia passear com o cão dela, um labrador retriever enorme e muito forte!

Então vamos entender quais são os passos pra mostrar pro seu cãozinho como andar na guia sem puxar.

  1. Acostumá-lo com o equipamento

puppy-leash-dreamstime

Imagine alguém colocar uma coleira em você e sair puxando? Parece meio desconfortável não é mesmo? Os cães podem se mostrar muito incomodados com isso, principalmente se nunca usaram uma coleira ou peitoral. Então o primeiro passo é colocar a coleira ou o peitoral dentro de casa, supervisionando o cãozinho até ele acostumar completamente.

  1. Ensaiar antes!

O ambiente da rua pra nós humanos é algo normal, a gente sai de casa todos os dias. Já pros cães nem sempre é assim. Fora de casa pode ser assustador ou muito estimulante (como quando a gente dá de cara com a montanha russa do Hopi Hari!!). Por isso, querer que ele se comporte bem de cara, acaba sendo um desafio muito grande. Por isso, ensaie primeiro dentro de casa! Mostre pra ele exatamente o que você quer. Mas como eu faço isso, Sara?

Pegue alguns petiscos ou até mesmo a ração do seu cãozinho (se ele for guloso!) e coloque ele do seu lado, guiando pelo focinho, de forma que ele fique paralelo à você. Aí você vai andando, um passo de cada vez e se ele te acompanhar, você dá o petisco ou a ração.

Fazendo isso 5 minutos todos os dias por uma semana, seu cão vai começar a perceber que ficar do seu lado é MUITO LEGAL!

Quando ele entender isso, repita esses mesmos passos na garagem de casa, depois na frente da sua casa e vá aumentando a distância pra meio quarteirão, depois um quarteirão até o tamanho do passeio que você quer fazer.

Com o tempo você vai diminuindo as recompensas até não precisa mais recompensar com comida, porque o próprio passeio passa a ser a coisa mais legal do mundo!

Rottie-pup-w-red-leash-canstockphoto16406906

 

  1. Passeie todos os dias

Quanto mais você passear com seu cão, menos os estímulos que acontecem na rua como pessoas, outros cães, caminhão do lixo… vão afetar ele. O objetivo é que ele acostume com tudo isso de forma que aprenda a se comportar calmamente cada vez que essas coisas acontecem.

  1. Não deixe ele puxar

O principal motivo do porquê os cães puxam a guia é simples: porque ele conseguem rs. Parece bobo mas não é. Cada vez que seu cão puxa porque quer cheirar a árvore e você vai atrás dele, ele entende que puxar cada vez mais vai fazer com que você se mova na direção que ele quer.

Então, nesse momento, apenas fique parado, até ele desistir. Quando ele desistir de puxar, você continua caminhando ou leva ele pra árvore cheirar.

Gostou desse post? Fique à vontade para me mandar suas dúvidas sobre esse assunto, vou ter o maior prazer em te responder!

Gostou desse post?
Cadastre-se e receba todas as nossas dicas, artigos e tutoriais por email!
Conversa com a gente
  • Juliana

    Acho q melhor q ficar parado ‘e dar meia volta. o cachorro tem se acostumar com a id’eia de que vc ‘e o lider e vc decide o caminho. se ele puxa para um lado, vc vai para outro. uma melhor solução é usar a coleira gentle lider. essa sim ajuda muito no passeio.

    • http://www.tudodecao.com.br Sara Favinha

      Olá Juliana, tudo bem? Já trabalhamos diversas técnicas ao longo dos anos e uma combinação bem bacana que encontramos é:

      1. Não seguir quando o cão puxa
      2. Ensinar a Zona de recompensa, que é ficar ao lado, primeiro dentro de casa e depois generalizado para fora de casa em níveis de dificuldade cada vez maiores.

      Ao virar de um lado para o outro, quando o cão continua andando, pode gerar trancos na guia, que lesionam a coluna do cão. Além disso, vemos que é muito importante ensinar exatamente o que queremos ao cão, ou seja, andar ao lado.

      A teoria da dominância que você citou, onde o dono é o dominante e o cão precisa ser o submisso, já está ultrapassada, se tiver interesse posso te passar mais informações sobre isso, é um assunto muito interessante!

      Obrigada pelo seu comentário, abraços!! :)

  • Franci Pacheco

    Muito boas as dicas.

    • http://www.tudodecao.com.br Sara Favinha

      Que bom que gostou Franci! Vou postar mais sobre esse assunto, é muito interessante mesmo. Beijos!! :)

    • http://www.tudodecao.com.br Sara Favinha

      Obrigada! :) :)

    • http://www.tudodecao.com.br Sara Favinha

      Obrigada querida!! :)

  • http://www.fashionworldbykaren.com Karen Bartolomeu

    Essa do petisco eu nao conhecia. Minha cadela já tem mais de 1 ano e já tentamos de tudo para ela parar de puxar menos a do petisco ahahah ameiii

    http://www.fashionworldbykaren.com
    Instagram: http://www.instagram.com/fashionworldbykaren
    Facebook: http://www.facebook.com/fandbworld

    • http://www.tudodecao.com.br Sara Favinha

      Olá Karen, tudo bem?

      Que bacana, faça o teste e me conte como foi!! :)

  • http://blog Tatiane Nascimento

    Dicas ótimas,quando são filhotes são uma fofura que dá até dó de brigar ou fazer eles andarem certinho né?beijo

    • http://www.tudodecao.com.br Sara Favinha

      Olá Tatiane, tudo bem?

      Na metodologia que utilizo, não é necessário nenhum tipo de bronca para ensinar. :)

      É bacana educar um cãozinho desde filhote, assim ele será um adulto muito educado e feliz.

      Grande abraço!

  • Bianca

    Boa tarde!
    A minha cadela é chow-chow. Ela tem 3 anos, passeio com ela quase todos os dias e mesmo assim, ela continua puxando.
    Ela tem que cheirar todos os lugares, arbustos, enfim, qualquer lugar que outro cachorro tenha passado.
    Sempre faço essa última técnica que falounao texto, porém, é só começarmos a andar novamente que ela, inclusive, puxa com mais força para ir em seu alvo.
    Nesse caso, o que fazer?

    Desde já, obrigada!
    Estou adorando os textos sobre pets!

    • http://www.tudodecao.com.br Sara Favinha

      Olá Bianca, tudo bem? Que bacana que tem gostado dos meus posts.

      Para o cão não puxar a guia eu faço a combinação de duas coisas:
      1. Não sigo o cão quando ele puxa
      2. Ensino, primeiro dentro de casa e depois generalizando para a rua, o comportamento que eu desejo que é andar ao lado. O ideal é que no começo você tenha alguns petiscos e realmente treine ela a andar ao lado. A cada passo seu, uma recompensa, até que você chegue à vários passos para apenas 1 recompensa.
      Fazendo isso com consistência, ela aprenderá que vale muito mais a pena ficar ao seu lado do que puxar a guia.

      Deixe ela cheirar bastante, tipo uns 10 minutos logo no início do passeio (sem tensionar a guia), para saciar a curiosidade e depois comece e esse exercício. Tenha paciência e seja consistente.

      Faça o teste e me conte como foi!! :) Caso tenha muitas dificuldades, sugiro que você contrate um profissional para te ajudar.

  • Aline

    Olá Sara, gostei das dicas. Fugindo um pouco do tema, eu gostaria de relatar o caso do meu cachorrinho e tentar entender o “problema”. Eu tenho um shitzu macho de 6 meses, e ele já aprendeu a fazer o xixi no lugar certo. Porém, de vez em quando, ele está em cima da cama ou do sofá e faz xixi. Eu percebi, mas posso estar enganada, que isso parece acontecer quando ele não está recebendo atenção. Gostaria de saber se você consegue me dizer o porque isso acontece.

    Obrigada!

    • http://www.tudodecao.com.br Sara Favinha

      Olá Aline, tudo bem?

      Verifique se o seu cãozinho consegue descer sozinho dos móveis, ele não tem nenhum receio? O piso do chão é escorregadio ou é tapete? Uma ótima opção são as Petescadas, que possibilitam que o cão suba e desça com segurança.

      Pode ser também que ele não esteja querendo se afastar de vocês e resolve fazer ali mesmo. O ideal é que você leve ele até o banheirinho (com ele andando no chão para aprender o caminho) de 2 em duas horas pelo menos, sempre recompensando quando ele faz.

      Experimente e me conte como foi! Boa sorte! :)

  • http://www.tudodecao.com.br Sara Favinha

    Aline, complementando, realmente a Gentle Leader é uma coleira bem bacana! Seu cachorrinho usa? :)

  • http://osegredodoscaes.com Paulo

    Boa técnica, parabéns!!

  • Lucimar

    Boa noite Sara. Adorei as dicas, vou tentar com a minha labradora que tem muito medo. Antes do primeiro cio, ela já estava saindo numa boa, sem puxar a gentle leader mas agora nem essa coleira dá jeito. Qual ajuda vc pode dar? Desde já agradeço.

  • Marilene

    Bom apreender sempre, gostaria de esclarecer outra duvida,
    meu cãozinho tem dois meses e meio e não estou conseguindo que ele faça xixi e coco em um so lugar no jornal,
    o que devo fazer? me ajude.
    obrigada

  • Cidinha Castro

    Sara,minha cachorrinha Mel de um ano e meio estada muito feliz com nossos passeios,até que um dia uma cachorra consegui sair na rua quando o dono saia e tentou morde-la,Deste dia em diante,até colocar a coleira é um sacrifício para ela,como ela é castrada, acho muito importante o exercício para que não engorde.Mas esta difícil,ela pede colo a cada cinco ou seis metros.Como possa ajuda-la?.Muito grata.Abraços fraternos.