Xixi e cocô no lugar certo: educadores sanitários funcionam?

//Xixi e cocô no lugar certo: educadores sanitários funcionam?

Xixi e cocô no lugar certo: educadores sanitários funcionam?

Você sempre chega em casa e encontra poças de xixi em lugares que não gostaria que o seu cão fizesse? Talvez, assim como muitas outras pessoas, você tenha buscado na internet maneiras de lidar com essa questão e descobriu aqueles produtos encontrados em todos os pet shops: os educadores sanitários. Mas será que funcionam mesmo para que o seu cão aprenda a fazer xixi e cocô no lugar certo?

Antes de responder essa pergunta, é muito importante entender o que acontece quando o cão faz xixi. Parece uma questão boba, mas pode acreditar, faz toda a diferença quando o assunto é xixi e cocô no lugar certo.

O que o cão sente quando faz xixi?

Vamos lá, para entender o funcionamento – ou não – dos educadores sanitários, é fundamental parar para pensar no alívio e prazer que é fazer xixi quando está com vontade. Imagine quando você está viajando e fica com vontade de ir ao banheiro, mas precisa esperar horas e horas até encontrar um posto de gasolina. Quando finalmente consegue fazer xixi, parece a melhor sensação do mundo, certo? Geralmente é assim que os cães se sentem quando fazem as necessidades deles.

A ideia de fazer xixi e cocô no lugar certo é óbvia para você, mas para os cães todos os lugares são certos, uma vez que o ato de fazer xixi é auto-recompensante. Isso significa que a sensação de prazer e alívio deles funciona como um reforço para o comportamento de fazer xixi, já que o desconforto desaparece.

O cão não faz xixi e cocô no lugar certo?

É claro que você não quer que o seu cãozinho faça xixi no tapete da sala ou no chão da cozinha, por exemplo. Mas lembre-se que funciona como uma auto-recompensa, então, ao fazer nesses lugares, eles está dando a si uma sensação de alívio. Não adianta utilizar apenas educadores sanitários neste momento porque não terão eficácia nenhuma se você não ajudá-lo, modificando o ambiente para ele mudar de comportamento e fazer xixi e cocô no lugar certo.

Quando se trata de ser recompensado, a sensação de alívio do xixi vale mais do que ganhar petiscos ou ouvir um “muito bem!”. Vale ressaltar que quando ele errar e não fizer xixi e cocô no lugar certo você não pode puni-lo de maneira alguma. Se você fizer isso, o cão vai considerar perigoso fazer xixi na sua frente e tenderá procurar locais isolados para se aliviar. Então, se ele errar, limpe o local sem broncas ou cara feia – por mais frustrado que eventualmente você possa estar.

O que fazer quando ele erra o lugar?

Para que o cão entenda que o tapete da sala não é o lugar correto para fazer xixi, mais do que utilizar educadores sanitários, eu indico que você coloque a comida dele lá, para que ele associe a alimentação ao local. Cães costumam ser muito higiênicos e não misturam esses dois ambientes, ou seja, a chance dele não fazer mais xixi no tapete aumenta. Outras dicas são: treinar comandos em que ele tenha contato direto com o tapete (como o “deita”, “fica”, rola”) e/ou oferecer sobre o tapete uma petball, que são aquelas bolas de brinquedo que soltam ração e petiscos a medida em que o cachorro brinca.

E falando em alimentação, vale reforçar que cabe a você escolher bons locais para o cão fazer o que precisa. O local do xixi e cocô deve ser o mais longe possível de onde ele come e dorme.

E, para ajudar seu cão a fazer xixi e cocô no lugar certo, uma técnica que utilizamos bastante é: colocar jornal ou tapetes higiênicos e limitar o espaço do cão até que ele acerte. Se precisar, usamos vários jornais ou tapetes higiênicos (que têm melhor absorção) um ao lado do outro, forrando um espaço todo, para que ele não tenha chance de erros. Nos próximos artigos aqui no blog, vamos detalhar melhor esse e outros recursos para resolver de vez esse problema.

Os educadores sanitários e até os “repelentes” são válidos, sim, mas sozinhos não fazem milagres. Por exemplo, se o cão está com muita dificuldade de fazer no tapete higiênico, vale a pena aplicar o educador para tentar ajudar. E, no caso do repelente, pode ser uma boa usar o produto se o cão faz em um único local errado rotineiramente.

Viu só como simplesmente responder sim ou não sobre os educadores sanitários não seria possível? Porque para o cão fazer xixi e cocô no lugar certo é preciso uma série de ações que dependem de você para mudar o comportamento dele. Não esqueça de sempre que ele acertar, você recompensá-lo com petiscos ou com carinho.

Se você quer mais informações e orientações sobre o comportamento do seu cão, ou até mesmo aprender alguns truques, acompanhe a Tudo de Cão nas redes sociais e aqui no nosso blog.

Se você quer aulas ainda mais direcionadas para você assistir onde e quando quiser, também tenho a solução! Conheça o portal Tudo de Cão Transforma, com palestras com convidados, aulas ao vivo, tira-dúvidas sobre educação sanitária e diversos outros assuntos interessantes.

E sabe o que é melhor? Você pode testar por 7 dias sem pagar nada! É só clicar aqui.

Ah, mas você prefere um adestrador na sua casa? Também resolvemos esse problema! Você pode receber suporte personalizado de um profissional que vai até a sua casa para te orientar e adestrar o seu cão com muito amor e sem punições. Para saber mais sobre o nosso serviço de adestramento em domicílio e para receber uma visita gratuita de um de nossos adestradores, clique aqui.

Grande abraço,

Marcelo Eckmann

2019-04-05T14:30:47-03:00 0 Comentários

Deixar Um Comentário