Anakin é nosso menino prodígio. Quando filhote nós chamávamos ele, o Al Capone e o Boy de ‘Irmãos Metralha’. Aprontavam muito juntos, formavam uma gangue. Conforme foi crescendo, Anakin se mostrou muito equilibrado. Todos os nossos cães (com excessão da Radha que ainda não existia) colocavam limites nele, até os irmãos de ninhada. Belizza, mãe dele, também corrigia-o mais do que os outros filhotes. Ele sempre foi mais doce e tranqüilo que os dois irmãos, e nunca teve privilégios com os cães.

Analisando os aspectos temperamento, drive, conformação e instinto, eu diria que o Anakin é o cão perfeito. Sei que sou suspeita, mas realmente ele é um destaque.

Instinto: Quando o colocamos com as ovelhas, se mostrou muito corajoso e ao mesmo tempo equilibrado. Simplesmente pastoreou, e logo formou um time com o Leo.

Drive: Quem conhece Leo o suficiente, sabe exatamente o tipo de cão que ele gosta para trabalhar. O máximo de drive possível e um temperamento equilibrado. Anakin se encaixou perfeitamente nas expectativas. Nos treinos de Agility ele vai muito bem e nas provas ainda ‘surta’. Está aprendendo a controlar seu drive e Leo está se dedicando aos fundamentos mais avançados agora.

Temperamento: Como disse anteriormente, é muito equlibrado. Por ter sido intensamente socializado, é um dos que mais utilizamos para socializar outros cães (medrosos, agressivos, anti-sociais). Anakin consegue se comunicar, se mostrar receptivo e nunca demonstra agressividade, mesmo sendo inteiro e quando a interação é com machos inteiros. Quando ele percebe o que queremos é impressionante, faz tudo exatamente como tem que ser feito.

Em uma ocasião, quando o muro dos fundos em casa ainda era baixo, ele chegou a pular no quintal do vizinho, todo gramado e com vários cães. Enquanto que na mesma situação (sim, o Al Capone e a Radha também fizeram) o Alca se submeteu totalmente e ficou acuado em um canto, Akanin mostrou muita segurança, fez amizade e ainda brincou com todos eles.

Conformação: Filho de Belizza e Billy Boy, Anakin parece ter herdado os pontos fortes de cada um. A veterinária e juíza internacional de provas de beleza, Maria del Rocio Nadal, o avaliou: “Ele é um dos melhores border collies que eu já vi aqui no Brasil, tem a estrutura, as angulações, a cabeça muito boas, é bastante proporcional, um cão praticamente perfeito.”

Uma das coisas mais engraçadas que ele faz é brincar comigo. Pego-o no colo e assim que o coloco no chão falo: – Eu vou te pegar!! Eu vou te pegar!! É o suficiente para ele sair dando pinotes e correr como louco pelo quintal. É engraçado quando ele vem pedir carinho, é só me ver com a escova na mão que logo se encosta e empurra com a cabeça. Ele vem de mansinho, sempre delicado, encosta o ombro em mim e fica me olhando com a carinha mais ingênua do mundo.

Um cão assim com certeza tem muita coisa boa para passar adiante, é um desses cães que nós sabemos que vale a pena reproduzir.*

O vídeo dele:

*Anakin só será considerado reprodutor depois de realizados os exames de bacia, cotovelos e joelhos, com resultados normais.