Olá pessoal!

Como adestradora, treinos diversos fazem parte do meu dia-a-dia. Treinos de obediência, para fazer truques engraçadinhos, fazer necessidades no lugar certo, não pular nas pessoas, não roubar comida, se comportar bem com estranhos, andar ao lado durante o passeio, aprender a se comunicar…  se comunicar? Sim, é um dos treinos mais importantes, principalmente quando se trata de um cão que pode se tornar perigosamente agressivo no futuro.

Todos os animais precisam aprender a se comunicar bem com o mundo ao seu redor. Faz parte das regras para se viver bem e em sociedade. Alguns cães têm maior dificuldade que outros em lidar com novidades ou imprevistos, mesmo que socializados desde filhotes.  Esta característica pode estar relacionada ao temperamento individual e/ou a tendência da raça, que deve ser muito bem observada no momento da escolha de um cãozinho novo.

b2ap3_thumbnail_Alf-2.JPG

Alf aos 3 meses

Tenho um aluno chamado Alf, da raça Pastor Belga Malinois. Para quem não sabe, o Malinois  é uma raça desenvolvida para trabalho de guarda, defesa, faro. No mundo todo são amplamente utilizados em academias de polícia para perseguição, busca e ataque. São cães muito sensíveis a movimentos e sons, com fortíssimo instinto de proteção, portanto entram em estado de alerta com bastante facilidade, o que pode levar a uma reação tensa em poucos segundos.  Sua mordida é bastante potente e tem um altíssimo drive que precisa ser aproveitado de forma correta.

Uma das primeiras coisas que me preocupei quando iniciei seu treino foi com a socialização, ele tinha apenas 2 meses nesta ocasião. Como não tinha todas as vacinas, levava o Alf para a rua no colo mesmo, não podia perder oportunidade nenhuma de oferecer boas experiências em situações diversas. O Malinois é um cão extremamente focado e os treinos de obediência seguiram muito bem, permitindo que dedicássemos boa parte de nossa energia na socialização.

b2ap3_thumbnail_15-setembro-14.jpg

b2ap3_thumbnail_IMG_0475.JPG

b2ap3_thumbnail_IMG_0001.JPG

Aulas de socialização na praça e no day care

A Anita, proprietária do Alf, também contribuiu muito com isso e se dedicou ao máximo a fazer os exercícios diários, além de aceitar todas as propostas que eu fazia.  Realizamos treinos de guia e obediência inserindo estímulos de forma cuidadosamente gradual. Listamos locais considerando o nível de dificuldade de cada um: praças tranquilas, parques com alguns cães, parques com muitos cães, estacionamento de shopping, pet shops, day care primeiro longe e depois junto com outros cães, ruas com movimento de pessoas, inclusive crianças, tudo isso pensando em buscar diversas situações onde pudéssemos trabalhar o comportamento dele diante do maior numero possível de estímulos.

Com isso, foi perfeitamente possível conhecer os pontos frágeis do Alf, ou seja, as situações que ele consegue tolerar ou não e então direcionar treinos específicos para torná-lo mais seguro e confiável.

b2ap3_thumbnail_537917_428900713885527_1833153584_n.jpg

b2ap3_thumbnail_615254_432816663493932_1631573507_o.jpg

Aulas da Turma de Cão Expert

Confesso que foi um dos meus alunos que mais exigiu esforço e atenção, visto a grande responsabilidade de manter sob controle um cão de porte atlético, forte perfil de guarda e pronto para mostrar serviço diante de “ameaças”.

Mas todo este esforço está valendo a pena. Com 1 ano e 5 meses, o Alf hoje é um cão bem equilibrado e amoroso. Além da aula em domicilio, faz agility, passeios diários e frequenta a Turma de Cão Expert todos os sábados, onde está dando show de bom comportando ao lado da dedicada Anita e seus colegas de classe.

Mas não é por isso que virou um gatinho, viu!  Ele vigia muito bem o quintal da casa dele e nenhum estranho se atreve a se aproximar!

Olha só o Alf numa foto bem atual, todo orgulhoso por ser um cão educado e muito querido!

b2ap3_thumbnail_1276642_428901137218818_1735502444_o.jpg